Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
30 de Ago de 2019

voltar
 
EMERGÊNCIA SANITÁRIA
Sistema Famato apoia simulado em defesa sanitária e combate às doenças de Newcastle e Influenza Aviária
Sindicato Rural
 

O Sistema Famato esteve presente nesta semana na abertura oficial do III Simulado de Emergência Sanitária em Doença de Newcastle e Influenza Aviária que está sendo realizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) em parceira com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). O evento vai até dia 04/09, em Nova Mutum.  

 

O Sistema Famato é parceiro na realização dos treinamentos para médicos veterinários do Indea-MT, do Mapa e responsáveis técnicos de empresas e granjas aviárias de todo estado que estão participando do evento. Os treinamentos começaram dia 26/08 e seguem até 04/09. Contam também com o apoio Associação Mato-Grossense de Avicultura (Amav) e Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MT).  

 

De acordo com o analista de Pecuária da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Marcos de Carvalho, as doenças Newcastle e Influenza Aviária são de rápida disseminação, portanto requer treinamentos como o que acontece em Nova Mutum. “É importante essa parceria público-privada para que os órgãos de defesa estejam sempre preparados e capacitados. Assim como os veterinários das empresas do setor, como BRF e JBS, que são empresas integradoras, que devem estar capacitados e alinhados com os órgãos de defesa do estado”, disse o analista. 

 

Na ocasião, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apresentou o panorama da avicultura do Brasil e no mundo. A assessora técnica da Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA, Ana Lígia Lenat, mostrou a importância da prevenção e do controle da Influenza Aviária sob o ponto de vista econômico. 

 

Os participantes estão tendo aulas práticas e teóricas, palestras sobre os mais diversos assuntos que envolvem a cadeia produtiva de aves, como por exemplo, o Plano de contingência a influenza aviária e doença de Newcastle, atendimentos, notificação, métodos de sacrifício, limpeza e desinfecção, Sistema de Produção Industrial, estabelecimentos de aves matrizes, incubatórios, frango de corte, frigoríficos, colheita de amostras, entre outros. Os simulados de gabinete vão acontecer nos dias 1, 2 e 3 de setembro, em grupos.  

 

Simulado de gabinete – O Simulado de gabinete, aplicado pelo Indea-MT e Mapa, consiste em uma simulação de logística que vai desde deslocamento de pessoal, envio de amostras, distribuição das equipes, bloqueio de área e interdição de propriedades, assim como investigação epidemiológica, rastreamento e destino de animais, registros, avaliação de estratégias, prevenção e contenção da disseminação das doenças, vacinação e maior envolvimento das organizações no atendimento a focos, entre outras.  

 

O evento encerra no dia 4 de setembro com a apresentação dos grupos do simulado.  

 

 



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Sistema Famato visita o Terminal de Grãos do Maranhão
Sanidade na suinocultura será tema de workshop dia 20 de setembro na Famato
Liberada emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural 2019
Balanço da Missão Técnica da Famato 2019 é positivo
 
Eventos

nenhum evento com foto
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar MT - Sobre Funrural
A produção de etanol a partir do milho
MT tem potencial e visibilidade economica
 
 
       
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT