Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
16 de Jul de 2019

voltar
 
QUEIMADAS
Começa o período proibitivo de queimadas em áreas rurais
Ascom Famato
 

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) alerta os produtores rurais para o período proibitivo de queimadas que começou segunda-feira (15/07) e segue até o dia 15 de setembro. O Decreto nº 173 publicado no Diário Oficial de Mato Grosso no dia 12 de julho prevê a restrição do uso de fogo em limpeza e manejo de áreas rurais. 

A preocupação existe porque nesta época do ano há pouca precipitação de chuva e baixa umidade relativa do ar, o que pode levar a incêndios acidentais. E para prevenir estes acidentes a gestora do Núcleo Técnico da Famato, Lucélia Avi, orienta os produtores rurais a prevenirem e protegerem suas propriedades com a construção e manutenção de aceiros, plano de incêndio, carro-pipa ou pulverizador com água, reservatórios de água em abundância, possuir os telefones de emergência, entre outros. 

De acordo com o decreto, utilizar fogo para limpeza e manejo nas áreas rurais é crime passível de seis meses a quatro anos de prisão, com autuações que podem variar entre R$ 7,5 mil e R$ 1 mil por hectare. A penalidade serve tanto para os crimes praticados nas áreas de agricultura como de pecuária.  

O período de proibição do uso de fogo para a limpeza e manejo de áreas é definido anualmente pelo governo, seguindo as deliberações do Plano de Ações para Prevenção às Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais, realizado pelo Comitê Estadual de Gestão do Fogo do qual a Famato faz parte. 

Nas áreas urbanas o uso do fogo para limpeza do quintal é crime o ano inteiro. Os moradores podem denunciar ao Corpo de Bombeiros e nas secretarias de meio ambiente dos municípios. Já os incêndios nas áreas rurais, podem ser denunciados na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). 

O uso do fogo nas áreas rurais é permitido fora do período proibitivo desde que autorizado pelo órgão ambiental competente.

 

 



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Normando Corral é reeleito para presidir a Famato por mais três anos
Aliança Agroeconômica completa um ano e lança 3° relatório com dados do Centro-Oeste
Decreto libera a queima controlada em áreas rurais
CNA lança campanha de combate a venda casada
 
Eventos

nenhum evento com foto
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar MT - Sobre Funrural
A produção de etanol a partir do milho
MT tem potencial e visibilidade economica
 
 
       
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT