Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
06 de Jun de 2019

voltar
 
RIO ARAGUAIA
Famato e sindicatos rurais participam do Seminário Técnico Juntos pelo Araguaia
Evento
 

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) participou, dia 4 de junho, no auditório da Câmara Municipal de Aragarças, em Goiás, do Seminário Técnico "Juntos pelo Araguaia" para conhecer o objetivo do projeto, a atual situação do Rio Araguaia e os resultados esperados.

 

Da Famato estiveram presentes o diretor de Relações Institucionais, José Luiz Fidelis, a gestora do Núcleo Técnico, Lucélia Avi, e a analista de Meio Ambiente, Laura Rutz. Além da Federação, participaram os presidentes de sindicatos rurais Ademilson Pereira de Queiroz (Torixoréu), Luiz Fernando Garcia Lopes (Alto Araguaia) e Eduardo Baroni (representante do sindicato de Barra do Garças).

 

"A participação da Famato, enquanto representante do setor produtivo rural, dos três presidentes dos sindicatos de um número de seis que fazem parte desse projeto, de produtores rurais e representantes de entidades desses municípios no seminário foi interessante. Tivemos a oportunidade de conhecer as diretrizes, o que de fato prevê o programa e dados sobre a realidade do Rio Araguaia. Com essas primeiras informações, saímos do nada para o nível inicial do que é a verdadeira intenção dos Governos Estaduais de Mato Grosso e Goiás. Com isso, já temos condições de nos posicionarmos e orientar melhor aqueles que representamos, que são os produtores rurais, em especial aqueles que possuem propriedades nessa região. Vamos acompanhar desde o início da execução do projeto, pois pela sua grandeza merece uma atenção maior por parte do Sistema Famato", disse o diretor Fidelis.

 

No seminário teve várias apresentações falando sobre os processos de degradação, necessidade de gestão e assistência técnica e formas de recuperação. Participaram pesquisadores das universidades federais de Goiás e Mato Grosso, representante do Senar Central e do Instituto Espinhaço e as Secretarias de Meio Ambiente dos Estados de Mato Grosso e Goiás. Foram apresentadas informações do que pretende o programa de revitalização de bacia hidrográfica idealizado em conjunto com o governo Federal. 

 

De acordo com as apresentações, o projeto prevê a recuperação de aproximadamente 10 mil hectares de áreas degradas em 27 municípios da região, nos Estados de Mato Grosso e Goiás.

 

No primeiro momento, a ideia é recompor as florestas protetoras de áreas de preservação permanente e manejar pastagens e atividades agropecuárias com tecnologias de agricultura de baixo carbono, bem como implantar sistemas agroflorestais nas zonas de recarga de aquíferos, nas cabeceiras e nos afluentes que formam o rio Araguaia.

 

Do lançamento - O projeto "Juntos pelo Araguaia" foi lançado no dia 5 de junho, com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro. Durante o evento, o presidente assinou o protocolo de intenções com os governadores Mauro Mendes e Ronaldo Caiado. Na ocasião também foi firmado um acordo de cooperação técnica entre as secretarias de Meio Ambiente dos Estados de Goiás (Semad) e Mato Grosso (Sema) e os Ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Regional.

 

Municípios de Mato Grosso que compõem o projeto: Alto Taquari, Alto Araguaia, Alto Garças, Guiratinga, Barra do Garças, Torixoréu, Araguaína, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Tesouro, Pontal do Araguaia e General Carneiro.



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Famato quer estudo feito em MT sobre terras da região
Famato discute com o deputado Nilson Leitão situação do Vale do Araguaia
SPU declara área no Araguaia como de interesse público
Logística e distribuição de energia elétrica são demandas de Alto Araguaia
 
Eventos
20ª Expocas
16ª Expotapurah
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar MT - Sobre Funrural
A produção de etanol a partir do milho
MT tem potencial e visibilidade economica
 
 
       
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT