Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
24 de Mai de 2019

voltar
 
ATUALIZAÇÃO DE SISTEMA
Emissão de GTAs para comercialização deve ser liberada em 60 dias
Ascom Famato
 

Um convênio firmado entre o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), Fundo Emergencial de Saúde Animal do Estado de Mato Grosso (Fesa-MT) e Fundo de Sanidade e Desenvolvimento da Suinocultura em Mato Grosso (FSDS-MT) resultou na contratação de um programador de sistemas para melhorar e ampliar os serviços informatizados do Indea na emissão online de Guias e Trânsito Animal (GTA). O investimento para a atualização do sistema foi de aproximadamente R$ 400 mil.

 

A GTA online, até o momento, está disponível apenas para abate de bovinos. Desde 2018 as entidades do agronegócio como a Famato, Acrimat e Acrismat reivindicam que sejam abertas para a comercialização. “Hoje a emissão de GTA online é somente para destinação ao abate, para os produtores que enviam animais para os frigoríficos. Em Mato Grosso, apenas cerca de 10% dos produtores buscam essa ferramenta. No estado 80% dos produtores são de pequenas propriedades, de até 300 cabeças. E com a implementação do sistema nós esperamos que a procura pela ferramenta aumente. Assim, o pequeno produtor que for fazer uma comercialização, transferência de uma propriedade para outra, por exemplo, vai passar a utilizar o sistema online”, explicou o diretor executivo do Fesa, Juliano Latorraca.

 

O Fórum Agro MT, formado pelas entidades Famato, Aprosoja, Ampa, Acrimat, Acrismat e Aprosmat, apoia a iniciativa. A Famato, que faz parte do Conselho Deliberativo do Fesa, também aprovou o sistema.

 

“Esse sistema é uma boa oportunidade para o Senar-MT desenvolver um novo treinamento de como usar a GTA eletrônica e capacitar os Sindicatos Rurais para prestar esse serviço ao produtor. Em 2016 fizemos este trabalho de treinamento em nove municípios do Estado atendendo diversos alunos entre produtores rurais e técnicos de contabilidade. Demandas como esta sempre terão o apoio da Famato também, pois fazemos a interlocução entre a classe produtora rural e o Governo, por meio da nossa representatividade nos mais variados conselhos deliberativos do Estado”, afirmou o diretor de Relações Institucionais da Famato, José Luiz Fidelis.

 

Sobre o sistema – A programação do sistema online foi concluída em maio deste ano e entregue ao Indea pelo Fesa e FSDS. A implementação do sistema está em fase de testes e deve entrar em produção em aproximadamente 60 dias. “O Indea está fazendo os testes, correções e ajustes. O sistema melhorado pode ser liberado até julho deste ano. A partir daí, o produtor vai poder emitir a GTA, sem sair de casa”, contou Juliano. 

 

Em Mato Grosso mais de 90% das GTA’s são para abate e comercialização. O produtor também terá acesso a outras informações como veterinários habilitados, declarações de vacinações e certificado de vacinação compulsória, entre outros dados.

 

Além das correções no sistema online de GTA’s, estão sendo feitas algumas correções pontuais internas apontadas pelos produtores que já utilizam os serviços e pelo Indea.

 

Para utilizar a ferramenta online o produtor deve comparecer ao Indea para fazer o cadastro e a criação de login e senha de acesso. Os serviços onlines são gratuitos e estarão disponíveis a qualquer dia e horário, desde que o produtor procure o instituto e faça o seu cadastro. “Diferente do serviço prestado nos escritórios do Indea, onde é cobrada uma taxa para emissão de extrato de bovinos. Vale ressaltar que mesmo que o produtor não vá abater, ele pode requerer o cadastro no instituto para ter o acesso online liberado para outras consultas de forma gratuita e sem sair de casa”, apontou.

 

 

 

 



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Governo australiano convida o Sistema Famato para missão técnica de prospecção de parcerias
Famato recebe representantes do Fundo Abu Dhabi
Famato participa de reunião da CNA com entidades para construir agenda única do agro
Presidentes de sindicato e produtores rurais debatem o futuro dos Recursos Hídricos
 
Eventos
20ª Expocas
16ª Expotapurah
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar MT - Sobre Funrural
A produção de etanol a partir do milho
MT tem potencial e visibilidade economica
 
 
       
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT