Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
CAR
APF
Whatsapp Sistema Famato
   
 
 
18 de Fev de 2019

voltar
 
PRÊMIO
Jovem produtor rural de Diamantino-MT é exemplo para o setor
Ascom Famato
 

O 4º Prêmio Sistema Famato em Campo de 2018 percorreu mais de seis mil quilômetros, entre os meses de setembro e outubro do ano passado, identificando jovens produtores que estão se destacando no trabalho de gestão da propriedade rural. Nesta última matéria da nossa série especial para apresentar um pouco sobre as fazendas vencedoras, vamos falar sobre o jovem produtor premiado de Diamantino e o produtor de Acorizal homenageado.

 

O jovem produtor de 23 anos, Matheus Morais, é um dos proprietários da Suinobras Alimentos, empresa de reprodução e comercialização de suínos. Atualmente conta com uma sede administrativa em Cuiabá, uma granja multiplicadora de genética em Pedra Preta, com 1,7 mil matrizes, e uma granja de produção para terminação em Diamantino, com 12 mil matrizes. A propriedade é pioneira no estado na utilização da genética Topigs Norsvin, uma linhagem holando/norueguesa.

 

A família Morais começou suas atividades na propriedade em 2013, quando o pai de Matheus, o empresário Reinaldo Morais, assumiu o frigorifico em construção e as granjas de suínos implantadas na época pela americana Carrol’s Foods. Desde então, a família começou a investir em reformas, ampliações, recomposição do plantel, entre outras obras de estruturação.

 

A Suinobras ficou entre as seis finalistas do 4º Prêmio Sistema Famato em Campo, sendo reconhecida pela banca examinadora como a propriedade Destaque Regional da região centro-sul do estado. Matheus foi homenageado com um troféu e uma placa para ser fixada no escritório da fazenda.

 

Matheus é administrador da propriedade desde a aquisição. Já atuou em todas as áreas, do setor de compras até a alimentação dos animais. Matheus tem no curriculum vários cursos e viagens técnicas internacionais. “Visitei vários países para conhecer os tipos de genética. Já estive na Espanha, Dinamarca, Alemanha, Estados Unidos e Holanda. Me identifiquei com a genética utilizada pelos holandeses, o que para mim é a melhor genética e a que adotamos para o nosso negócio”, contou Matheus.

 

Segundo o jovem, a granja de Pedra Preta e a de Diamantino são consideradas a 1ª e 2ª melhores granjas do Brasil em produtividade. Na época em que Matheus retornou da Holanda, o número de leitões desmamados por matriz era 18 e, atualmente, esse número é de 33 a 34 leitões em Diamantino e 35 em Pedra Preta.

 

O Sistema Famato também homenageou o jovem produtor Rodrigo Ferreira da Silva, 35 anos, proprietário da Estância 2R, localizada no município de Acorizal, também da região centro-sul do estado, onde a pecuária de corte é a principal atividade.

 

A homenagem foi um reconhecimento pela dedicação e eficiência de Rodrigo na gestão da estância. Ele começou as atividades em 2010, quando adquiriu o imóvel rural. Desde então, arregaçou as mangas e colocou mais de 300 animais em uma área de 55 hectares. Implementou tecnologias, com softwares, melhoramento genético através da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), Creep para bezerros, suplementação para bovinos e outros.

 

Antenado com o que há de inovação para o setor da pecuária, Rodrigo faz questão que a propriedade tenha acompanhamento de agrônomo, veterinário e técnicos de empresas privadas.

  

O Prêmio Sistema Famato em Campo é promovido pela Famato, Senar-MT, Imea e Sindicatos Rurais. O prêmio também tem o apoio da Aprosoja-MT, Acrimat, Ampa, IMAmt, IAS, Acrismat e Aprosmat.

 

 



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Parceria garante avanço nos registros de estabelecimentos avícolas de Mato Grosso
CNA faz primeira reunião itinerante de 2019 em Cuiabá
Famato ganha representatividade em Comissão Nacional da CNA
AgriHub promove o primeiro MeetAgro em Cuiabá
 
Eventos
Norte show
20ª Expocas
5º - Farm Show 2019
15ª Expoband
16ª Expotapurah
12ª - Parecis Super Agro 2019
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar MT - Sobre Funrural
A produção de etanol a partir do milho
MT tem potencial e visibilidade economica
 
 
       
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT