Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
CAR
APF
Whatsapp Sistema Famato
   
 
 
16 de Jan de 2019

voltar
 
PRÊMIO SISTEMA FAMATO
Campo Verde tem jovens produtores destacando-se na gestão da propriedade rural
Ascom Famato
 

O 4º Prêmio Sistema Famato em Campo de 2018 identificou em Campo Verde dois jovens produtores rurais que trabalham em fazendas que se destacam com bons índices de produtividade, sustentabilidade e eficiência na aplicação de novas tecnologias para o campo. Os irmãos Rodrigo Minuzzi, 33, e Thiago Minuzzi, 31, proprietários da Agropecuária Rio Manso, foram finalistas da edição do prêmio em 2018 que teve como tema “Jovens Produtores”. Nesta matéria especial vamos saber um pouco sobre esta dupla.

 

O objetivo do prêmio foi identificar propriedades referências em boas práticas agropecuárias com a participação de jovens produtores na gestão. Durante a premiação, que aconteceu dia 08/11/2018, no auditório da Famato, os irmãos foram reconhecidos pelo Sistema Famato como destaque da região sudeste de Mato Grosso. Eles receberam troféu e uma placa para ser fixada nas dependências da propriedade rural.

 

A Agropecuária Rio Manso tem 55 anos. Inicialmente era dirigida pelo avô, depois passou para o pai e, atualmente, está sob a gestão dos irmãos Rodrigo e Thiago.

 

A administração dos jovens começou nos 550 hectares destinados à pecuária de corte, onde em pouco tempo instalaram um confinamento para fazer a terminação do gado. Seis anos depois, Rodrigo e Thiago iniciaram em 540 hectares o plantio de soja e milho. A área plantada já expandiu para 720 hectares. A família ainda conta com o faturamento de outros 1 mil hectares que são arrendados para o cultivo de soja e milho, além da produção de peixe e mel. “Hoje nós plantamos em 30% da área, mas pretendemos na safra 2019/2020 plantar a área toda”, contou Rodrigo.

 

A gestão dos irmãos está revolucionando os negócios da família. Começando pela forma de negociar a produção. “Agora nós programamos compras e vendas através de parceria com trading, revendas e cooperativa”, destacou Thiago.

 

Tratores, pulverizadores e colheitadeiras estão todos equipados com pacote tecnológico, como GPS, piloto automático, mapas de colheita, plantio e pulverização. Na fazenda, os colaboradores são estimulados a participar de cursos de capacitação em operação e segurança dos maquinários.

 

“Além de investir na segurança e na qualificação dos nossos colaboradores, estamos investindo em consultoria. Com o auxílio de consultores na lavoura, temos o controle correto da quantidade de defensivos necessários e a hora certa”, contaram os irmãos.

 

As transformações vieram tanto na agricultura como na pecuária. “Contamos com a ajuda de profissionais qualificados. Temos um veterinário que nos auxilia na Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), assim como em assuntos gerais. Também temos parceria com empresas de medicamentos que fornecem treinamentos aos nossos colaboradores”, relatou Rodrigo.

 

No confinamento é feita a terminação das vacas, novilhas e garrotes. Além disso, os dejetos são lançados na lavoura. “Fazemos integração lavoura-pecuária e reformamos a pastagem degradada através do plantio de soja”, relatou Thiago.

 

Rodrigo e Thiago Minuzzi são bons exemplos de jovens que fizeram uma faculdade e voltaram para a fazenda colocando literalmente a mão na massa, participando de todas as etapas da produção agrícola e pecuária, do plantio a negociação de venda dos produtos. O lema da família é: “Antes de mandar é preciso saber fazer”.  

 

O jovem produtor Pedro Tomazelli, da fazenda Cristalina, vencedor desta edição do Prêmio Sistema Famato em Campo 2018, também é de Campo Verde, conforme destacamos na matéria: http://sistemafamato.org.br/portal/famato/noticia_completa.php?codNoticia=238394.

 

O Prêmio Sistema Famato em Campo é promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e Sindicatos Rurais. Também tem o apoio das entidades: Aprosoja-MT, Acrimat, Ampa, IMAmt, IAS, Acrismat e Aprosmat.

 

 

 

 



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Entidades representativas auxiliam produtores rurais com capacitação e informações
Sistema Famato é homenageado por estudo de conectividade aplicado em Campo Novo do Parecis
AgriHub estará no Startup Weekend Maringá
Finalista do 4º Prêmio Sistema Famato em Campo será palestrante no The Alltech Brasil
 
Eventos
15ª Expoband
20ª Expocas
16ª Expotapurah
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar MT - Sobre Funrural
A produção de etanol a partir do milho
MT tem potencial e visibilidade economica
 
 
       
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT