Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
Prêmio Sistema Famato em Campo
Garanta a sua vaga - Florestar 2017
Fique informado com o Famato em Campo
   
 
 
20 de Abr de 2017

voltar
 
SUBVENÇÃO
Governo Federal vai equalizar os preços de comercialização de milho
Arquivo Famato
 

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) informa aos produtores rurais que foi publicada no Diário Oficial da União do dia 19 de abril a Portaria Interministerial n° 800 que estabelece os parâmetros de concessão e subvenção econômica na forma de equalização de preços para a comercialização de milho em grãos das safras 2016/17 e 2017. As equalizações serão por meio de leilões públicos que serão conduzidos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e devem ser utilizados como ferramenta o Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro), o Prêmio para Escoamento de Produto (Pep) e a compra de opções de venda.

 

De acordo com a portaria, o volume de recursos disponibilizado será de até R$ 500 milhões, limitado ao orçamento das Operações Oficiais de Crédito (OOC). A garantia de preço ao produtor rural será por meio da comprovação da venda do seu produto por valor não inferior à diferença entre o preço mínimo vigente e o prêmio arrematado no Pepro.

 

Na avaliação do diretor de Relações Institucionais da Famato José Luiz Fidelis a equalização de preço é importante para o produtor rural, uma vez que a diferença vai garantir parte dos custos de produção. “Essa atuação do governo é muito importante para que os produtores consigam pelo menos receber o preço mínimo e garantir uma parte dos seus custos de produção, já que o preço que está sendo negociado nesse momento está abaixo do preço mínimo e não está cobrindo o custo de produção, deixando os produtores no prejuízo. A equalização não melhora a situação dos produtores como um todo, porém auxilia aqueles que ainda não têm produção para ser comercializada e vão utilizar esse prêmio como forma de diminuir os prejuízos dessa safra depois de um custo de produção elevado e preço de venda tão baixo”, apontou Fidelis.

 

A Famato, entidade de classe que representa 90 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, desenvolve ações institucionais que garantem que a voz do produtor rural seja ouvida em diferentes instâncias. Lidera o Sistema Famato, composto pela Famato, Senar-MT, Sindicatos Rurais e o Imea. Quer saber mais sobre nossas ações? Acompanhe nossas redes sociais pelo www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (instagram e twitter) #OrgulhodeSerAgro #SistemaFamato #Famato.



 

 



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Famato participa do Mais Milho em Primavera do Leste
Famato se reúne com governo para tratar do preço de pauta da pecuária
Sefaz-MT divulga nova relação do preço de pauta da pecuária de corte
Famato aguarda posicionamento do Estado em relação ao preço de pauta da pecuária de corte
 
Eventos

nenhum evento com foto
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
PAP 2017/2018 - Resumo do Dia
Proposta PAP - TV Record
Posse Famato - Cobertura TV Record
 
 
       
   FWS   
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT