Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
Projeto Rentabilidade no meio Rural em MT
Fique informado com o Famato em Campo
Conexão Agruhub - Editais para Startups e Empresas
   
 
 
12 de Jan de 2017

voltar
 
PRÊMIO SISTEMA FAMATO
Fazenda Morena é referência em culturas diversificadas
Ascom Famato
 

Conciliar o processo produtivo com práticas sustentáveis é o lema do Grupo Morena que ficou entre as sete fazendas finalistas da 2ª edição do Prêmio Sistema Famato em Campo realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Das sete propriedades escolhidas como referências em desenvolver sistemas com integração de culturas diversificadas, o grupo ficou entre as três selecionadas para representar Mato Grosso em uma Missão Técnica para a Europa este ano.

 

Esta é a primeira matéria de uma série especial que será divulgada a partir deste mês com o objetivo de apresentar um pouco mais sobre cada uma das propriedades que participaram da premiação.

 

O Grupo Morena atua no setor agrícola e as propriedades estão localizadas no município de Campo Novo do Parecis. As culturas predominantes são soja e milho, mas também existe uma floresta de eucalipto e o grupo faz integração pecuária-floresta e agricultura-pecuária. No estado do Ceará o grupo tem uma plantação de coco.

 

O casal Romeu e Dulce Ciochetta são os proprietários, sendo ele diretor de campo e ela diretora administrativa. O casal veio do Paraná para Mato Grosso em 1985. Romeu era vendedor de máquinas agrícolas e Dulce professora. 

 

Decidiram investir inicialmente no plantio de soja. Em 1989 deram o primeiro passo e arrendaram uma propriedade em sociedade com o irmão de Romeu. Com o passar dos anos o casal começou a adquirir novas áreas. Em 2006, romperam a sociedade e hoje contam com 6.900 hectares de área.  

 

Na pecuária, começaram em 2014 em áreas arenosas fazendo integração pecuária-floresta e agricultura-pecuária. No confinamento são 1.500 cabeças estáticas e o semi-confinamento estruturado para 800 cabeças. O processo é de recria e engorda. “Nosso projeto futuro é manter de 4 mil a 5 mil cabeças de gado na área de pecuária. Também estamos investindo numa usina de etanol para a destinar nossa produção de grãos de milho”, contou o produtor.

 

A estrutura física da Fazenda Morena é composta por oficina de máquinas, galpão de defensivos, armazém de grãos, escritório e sistema de captação de água. As máquinas e equipamentos são modernos e passam por constante manutenção para proporcionar segurança e qualidade de vida no trabalho. “Percebemos que para avançar era necessário investir em máquinas e equipamentos de qualidade, de maneira que nossos funcionários trabalhem em segurança e satisfeitos. Assim a produção é maior e mais eficiente”, disse Dulce.

 

Sustentabilidade  Na fazenda Morena toda água da chuva é reaproveitada. Assim que a água cai no telhado do galpão, ela vai para um sistema de calhas, interligado a uma espécie de reservatório, onde fica armazenada. Essa água é reutilizada na lavoura. “Toda nossa atividade agrícola é feita com água da chuva”, contou Ciochetta.

 

Segundo Romeu, a ideia surgiu como uma maneira de evitar o acúmulo de água da chuva nos pátios da fazenda e acabou se tornando uma prática sustentável e imprescindível na propriedade.

 

O casal acredita no potencial das pessoas e por isso também investe em qualificação e bem-estar dos colaboradores. Na fazenda os funcionários têm alojamento, casa para as famílias que moram na propriedade, refeitório, academia e área de lazer.

 

A fazenda faz parte do programa de qualidade 5S que visa melhoria no ambiente de trabalho e agilidade nas tarefas e processos administrativos. Outro diferencial é a parceria com o Sindicato Rural do município para a capacitação técnica dos colaboradores.

 

Sobre o prêmio  O Prêmio Sistema Famato em Campo é uma iniciativa da Famato juntamente com o Senar-MT e o Imea. Surgiu em 2015 com o objetivo de identificar no Estado práticas diferenciadas da pecuária. Na segunda edição, em 2016, buscou fazendas que desenvolvem sistemas com integração de culturas diversificadas, englobando produção agrícola, pecuária e floresta.

 

As sete propriedades de maior destaque receberam o troféu Sistema Famato em Campo. Dessas, as três mais pontuadas foram selecionadas para participarem de uma Missão Técnica na Europa em 2017. 



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Professor do Texas mostra a importância das pesquisas para a tomada de decisão do produtor
Propriedades finalistas da 3ª edição do Prêmio Sistema Famato em Campo são selecionadas
Propriedades finalistas da 3ª edição do Prêmio Sistema Famato em Campo são selecionadas
Inscrições para o Prêmio Sistema Famato em Campo terminam na próxima semana
 
Eventos

nenhum evento com foto
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
A produção de etanol a partir do milho
MT tem potencial e visibilidade economica
TV Band - Imea divulga estudo
 
 
       
   FWS   
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT