Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
Ciclo de Palestras - Bioma Pantanal
Conexão AGRIHUB
Fique informado com o Famato em Campo
   
 
 
12 de Jan de 2017

voltar
 
PRÊMIO SISTEMA FAMATO
Fazenda Morena é referência em culturas diversificadas
Ascom Famato
 

Conciliar o processo produtivo com práticas sustentáveis é o lema do Grupo Morena que ficou entre as sete fazendas finalistas da 2ª edição do Prêmio Sistema Famato em Campo realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Das sete propriedades escolhidas como referências em desenvolver sistemas com integração de culturas diversificadas, o grupo ficou entre as três selecionadas para representar Mato Grosso em uma Missão Técnica para a Europa este ano.

 

Esta é a primeira matéria de uma série especial que será divulgada a partir deste mês com o objetivo de apresentar um pouco mais sobre cada uma das propriedades que participaram da premiação.

 

O Grupo Morena atua no setor agrícola e as propriedades estão localizadas no município de Campo Novo do Parecis. As culturas predominantes são soja e milho, mas também existe uma floresta de eucalipto e o grupo faz integração pecuária-floresta e agricultura-pecuária. No estado do Ceará o grupo tem uma plantação de coco.

 

O casal Romeu e Dulce Ciochetta são os proprietários, sendo ele diretor de campo e ela diretora administrativa. O casal veio do Paraná para Mato Grosso em 1985. Romeu era vendedor de máquinas agrícolas e Dulce professora. 

 

Decidiram investir inicialmente no plantio de soja. Em 1989 deram o primeiro passo e arrendaram uma propriedade em sociedade com o irmão de Romeu. Com o passar dos anos o casal começou a adquirir novas áreas. Em 2006, romperam a sociedade e hoje contam com 6.900 hectares de área.  

 

Na pecuária, começaram em 2014 em áreas arenosas fazendo integração pecuária-floresta e agricultura-pecuária. No confinamento são 1.500 cabeças estáticas e o semi-confinamento estruturado para 800 cabeças. O processo é de recria e engorda. “Nosso projeto futuro é manter de 4 mil a 5 mil cabeças de gado na área de pecuária. Também estamos investindo numa usina de etanol para a destinar nossa produção de grãos de milho”, contou o produtor.

 

A estrutura física da Fazenda Morena é composta por oficina de máquinas, galpão de defensivos, armazém de grãos, escritório e sistema de captação de água. As máquinas e equipamentos são modernos e passam por constante manutenção para proporcionar segurança e qualidade de vida no trabalho. “Percebemos que para avançar era necessário investir em máquinas e equipamentos de qualidade, de maneira que nossos funcionários trabalhem em segurança e satisfeitos. Assim a produção é maior e mais eficiente”, disse Dulce.

 

Sustentabilidade  Na fazenda Morena toda água da chuva é reaproveitada. Assim que a água cai no telhado do galpão, ela vai para um sistema de calhas, interligado a uma espécie de reservatório, onde fica armazenada. Essa água é reutilizada na lavoura. “Toda nossa atividade agrícola é feita com água da chuva”, contou Ciochetta.

 

Segundo Romeu, a ideia surgiu como uma maneira de evitar o acúmulo de água da chuva nos pátios da fazenda e acabou se tornando uma prática sustentável e imprescindível na propriedade.

 

O casal acredita no potencial das pessoas e por isso também investe em qualificação e bem-estar dos colaboradores. Na fazenda os funcionários têm alojamento, casa para as famílias que moram na propriedade, refeitório, academia e área de lazer.

 

A fazenda faz parte do programa de qualidade 5S que visa melhoria no ambiente de trabalho e agilidade nas tarefas e processos administrativos. Outro diferencial é a parceria com o Sindicato Rural do município para a capacitação técnica dos colaboradores.

 

Sobre o prêmio  O Prêmio Sistema Famato em Campo é uma iniciativa da Famato juntamente com o Senar-MT e o Imea. Surgiu em 2015 com o objetivo de identificar no Estado práticas diferenciadas da pecuária. Na segunda edição, em 2016, buscou fazendas que desenvolvem sistemas com integração de culturas diversificadas, englobando produção agrícola, pecuária e floresta.

 

As sete propriedades de maior destaque receberam o troféu Sistema Famato em Campo. Dessas, as três mais pontuadas foram selecionadas para participarem de uma Missão Técnica na Europa em 2017. 



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Fazenda Lagoa Dourada de Poconé investe em integração lavoura-pecuária
Diversificação da produção pode mitigar os riscos dos produtores rurais
Sistemas de integração são destaques das Fazendas Gamada e Fortuna
Sistema Famato abre inscrições para prêmio de pecuária de corte
 
Eventos

nenhum evento com foto
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
PAP 2017/2018 - Resumo do Dia
Proposta PAP - TV Record
Posse Famato - Cobertura TV Record
 
 
       
   FWS   
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT