Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
28 de Nov de 2016

voltar
 
RENEGOCIAÇÃO
Produtores de mais cinco municípios de MT podem renegociar operações de investimento do crédito rural
Arquivo Famato
 

Produtores rurais com fazendas em Cana Brava do Norte, Canarana, Nova Xavantina, Tangará da Serra e Vila Rica podem aderir à renegociação das operações de crédito rural autorizadas por meio da resolução 4.519 do Banco Central (Bacen).  Com o decreto do estado de emergência ou calamidade pública reconhecido pelo Ministério da Integração Nacional por conta da estiagem, quem tiver propriedades nesses municípios está apto a solicitar a prorrogação prevista na resolução.  O prazo para formalização da prorrogação da dívida vai até o dia 31/12/2016.

 

Desde setembro, quando saiu a resolução, os produtores dos municípios de Água Boa, Cláudia, Primavera do Leste e Querência já podiam solicitar a renegociação. “Esses municípios já tinham o decreto do estado de emergência ou calamidade pública reconhecido pelo Ministério da Integração Nacional, pré-requisito essencial para o enquadramento na resolução”, explica  a analista de agricultura da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Karine Machado. 

 

As regras são diferentes para cada região do país. Para os produtores de Mato Grosso a medida autorizou apenas a renegociação das parcelas vencidas ou vincendas em 2016 das operações de investimento exceto do Programa de Sustentação de Investimento (PSI).  “As dívidas oriundas das operações de custeio não foram contempladas”, reforça Karine. 

 

Demais municípios – Para os produtores rurais dos municípios que não estão contemplados pela resolução do Bacen, o Banco do Brasil está fazendo a prorrogação das parcelas de investimento (exceto BNDES) e do custeio, conforme previsto no Manual de Crédito Rural. Para isso  o produtor precisa comprovar a frustração de safra total ou parcial por fatores adversos ou dificuldade de comercialização. 

 

A resolução do Bacen está disponível em: http://www.sistemafamato.org.br/portal/arquivos/26092016040435.pdf

 



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Contran regulamenta multa de trânsito de pessoa jurídica que não identificar o condutor
Conexão AgriHub visita mais sete cidades de Mato Grosso
Imea projeta aumento na produção de algodão e queda nas culturas de milho e soja em Mato Gro
Parceria entre AgriHub e Soja Brasil leva soluções tecnológicas a mais produtores de MT
 
Eventos
16ª Expotapurah
20ª Expocas
15ª Expoband
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar MT - Sobre Funrural
A produção de etanol a partir do milho
MT tem potencial e visibilidade economica
 
 
       
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT