Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
CAR
APF
Whatsapp Sistema Famato
   
 
 
20 de Out de 2016

voltar
 
MEIO AMBIENTE
CAR pode voltar a ser coordenado pelo governo do estado em Mato Grosso
Ascom Famato
 

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), juntamente com outras entidades do setor produtivo do estado, se reuniu, nesta quinta-feira (20/10) com o secretário executivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), André Babynski para discutir a retomada do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para a esfera estadual.

 

Babynski explica que com a federalização do CAR o serviço passou a ser prestado pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) que não conseguiu atender às necessidades de Mato Grosso. “A prioridade do SFB é povoar a base dados, ou seja, saber quem está no campo. Esta não é a prioridade de Mato Grosso e sim analisar e emitir os documentos como PRA e CRA”.

 

Dos 111 mil cadastros que constam na base do sistema, temos aproximadamente 3.500 analisados e apenas 39 validados. Segundo Babynski, a intenção da retomada da autonomia para Mato Grosso é tornar o processo mais ágil atendendo às necessidades tanto do setor produtivo quanto as ambientais.  “Estamos buscando uma alternativa para esse processo. Mas acreditamos que em seis meses conseguimos resolver o CAR em sua plenitude”.

 

O diretor de Relações Institucionais da Famato, Rogério Romanini, ressaltou que a entidade é a favor de ações que tornem o processo mais ágil, mas reforçou que não se pode mais perder tempo. “Precisamos de uma solução definitiva para o CAR. Não podemos mais ficar dando voltas sem sair do lugar. O produtor tem feito a sua parte e o que queremos é a contrapartida do estado para que não nos falte segurança jurídica para trabalhar”.

 

A Famato, entidade de classe que representa 90 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, desenvolve ações institucionais que garantem que a voz do produtor rural seja ouvida em diferentes instâncias. Lidera o Sistema Famato, composto pela Famato, SENAR-MT, Sindicatos Rurais e o Imea. Quer saber mais sobre nossas ações? Acompanhe nossas redes sociais pelo www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (instagram e twitter) #OrgulhodeSerAgro #SistemaFamato #Famato.



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Produtores rurais começam o ano com novos prazos para a regularização ambiental
Produtores devem ter atenção redobrada nas informações declaradas no CAR
Sistema Famato recebe representantes do Observatório Gaúcho da Carne
Prazo para adesão ao Programa Regularize é prorrogado para 31 de dezembro
 
Eventos
16ª Expotapurah
15ª Expoband
12ª - Parecis Super Agro 2019
5º - Farm Show 2019
20ª Expocas
Norte show
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar MT - Sobre Funrural
A produção de etanol a partir do milho
MT tem potencial e visibilidade economica
 
 
       
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT