Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
20 de Out de 2016

voltar
 
MEIO AMBIENTE
CAR pode voltar a ser coordenado pelo governo do estado em Mato Grosso
Ascom Famato
 

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), juntamente com outras entidades do setor produtivo do estado, se reuniu, nesta quinta-feira (20/10) com o secretário executivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), André Babynski para discutir a retomada do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para a esfera estadual.

 

Babynski explica que com a federalização do CAR o serviço passou a ser prestado pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) que não conseguiu atender às necessidades de Mato Grosso. “A prioridade do SFB é povoar a base dados, ou seja, saber quem está no campo. Esta não é a prioridade de Mato Grosso e sim analisar e emitir os documentos como PRA e CRA”.

 

Dos 111 mil cadastros que constam na base do sistema, temos aproximadamente 3.500 analisados e apenas 39 validados. Segundo Babynski, a intenção da retomada da autonomia para Mato Grosso é tornar o processo mais ágil atendendo às necessidades tanto do setor produtivo quanto as ambientais.  “Estamos buscando uma alternativa para esse processo. Mas acreditamos que em seis meses conseguimos resolver o CAR em sua plenitude”.

 

O diretor de Relações Institucionais da Famato, Rogério Romanini, ressaltou que a entidade é a favor de ações que tornem o processo mais ágil, mas reforçou que não se pode mais perder tempo. “Precisamos de uma solução definitiva para o CAR. Não podemos mais ficar dando voltas sem sair do lugar. O produtor tem feito a sua parte e o que queremos é a contrapartida do estado para que não nos falte segurança jurídica para trabalhar”.

 

A Famato, entidade de classe que representa 90 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, desenvolve ações institucionais que garantem que a voz do produtor rural seja ouvida em diferentes instâncias. Lidera o Sistema Famato, composto pela Famato, SENAR-MT, Sindicatos Rurais e o Imea. Quer saber mais sobre nossas ações? Acompanhe nossas redes sociais pelo www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (instagram e twitter) #OrgulhodeSerAgro #SistemaFamato #Famato.



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Famato apoia a Reforma da Previdência
Produtores rurais começam o ano com novos prazos para a regularização ambiental
Produtores devem ter atenção redobrada nas informações declaradas no CAR
Sistema Famato recebe representantes do Observatório Gaúcho da Carne
 
Eventos
15ª Expoband
16ª Expotapurah
20ª Expocas
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar MT - Sobre Funrural
A produção de etanol a partir do milho
MT tem potencial e visibilidade economica
 
 
       
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT