Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
13 de Jul de 2016

voltar
 
PREVENÇÃO
Período proibitivo de queimadas começa nesta sexta-feira
Google Imagens
 

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) alerta os produtores rurais para o período proibitivo de queimadas que começa na próxima sexta-feira (15/07) em Mato Grosso e segue até o dia 15 de setembro, podendo ser prorrogado em razão das questões climáticas. A Famato é integrante do Comitê do Fogo e parceira todos os anos nas campanhas de combate aos incêndios no estado.

 

A analista de Meio Ambiente da Famato, Lucélia Avi destaca que a entidade que representa os 90 sindicatos Rurais de Mato Grosso trabalha com o compromisso de garantir educação ambiental e ações de prevenção ao fogo ilícito. "Com profissionais das áreas rurais e ambientais, a Famato conscientiza os produtores rurais da importância da prevenção, principalmente os que estão em áreas críticas e propícias a incêndios florestais. Por meios dos sindicatos espalhados pelo estado chegamos aos produtores rurais com cartilhas, palestras e treinamentos. A Famato tem a preocupação de levar conhecimento e conscientização ao produtor", diz Lucélia.  

 

O estado passa por um período de estiagem, o que favorece o tempo seco e as consequências são os incêndios. Para evitar a propagação do fogo, o  Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), lançou na terça-feira (12/07), a "Campanha de Combate e Prevenção às Queimadas do ano de 2016". A programação das atividades de combate a incêndio nos próximos 60 dias serão direcionadas pela Sema, Corpo de Bombeiros e brigadistas responsáveis pela fiscalização de fogos de fogo em áreas urbanas e rurais.

 

O Coronel do Batalhão do Corpo de Bombeiros, Paulo André Barroso recomenda aos produtores rurais ações preventivas, como construção de aceiros e preparação dos funcionários para o combate, já que o incêndio começa em pequenos focos que podem ser combatidos. "É importante ter pessoas treinadas na propriedade rural que possam combater os pequenos focos de incêndio, até porque o Corpo de Bombeiros não está em todos os municípios do estado. E agora no período proibitivo não usar o fogo de forma alguma", destacou Barroso.

 

Em Mato Grosso o Corpo de Bombeiros tem 130 homens do Batalhão de Emergências Ambientais para atuar nas bases espalhadas em 18 municípios e outros 130 soldados que nesta estiagem vão atuar em equipes móveis em cidades que não têm Corpo de Bombeiros.


  
A Famato, entidade de classe que representa 90 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, completou 50 anos no dia 16 de dezembro de 2015. Ao longo dessas cinco décadas levantou diversas bandeiras em prol do produtor. Lidera o Sistema Famato, composto pela Famato, Sindicatos Rurais, Senar-MT e o Imea. Essa trajetória é celebrada graças ao trabalho dos produtores rurais e dos colaboradores. Acompanhem nossas redes sociais pelo www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (instagram e twitter) #Famato50anos.

 

 

 



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Medidas propostas por CNA para mitigar crise são corretas, diz Normando Corral
Validades das Certidões Negativas de Débitos são prorrogadas por 90 dias
Ministério da Agricultura prorroga validade da declaração de aptidão do Pronaf por seis mese
CNA doa R$ 5 milhões para combater Coronavírus
 
Eventos
EXPORIO
NORTE SHOW
17ª EXPOTAPURAH
13ª - PARECIS SUPER AGRO
16ª EXPOBAND 2020
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar MT - Sobre Funrural
A produção de etanol a partir do milho
MT tem potencial e visibilidade economica
 
 
       
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT