Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
Prorrogado Prazo do Regularize
Estudo inédito sobre dívida do Funrural
TV Famato, informação sempre perto de você
   
 
 
24 de Ago de 2015

voltar
 
SEGURO RURAL
Prazo para contratação de seguro rural em novo modelo vai até dia 31
Arquivo Famato
 

Produtores rurais, sindicatos e associações têm até o dia 31 de agosto para participar do projeto piloto de negociação coletiva para contratação de seguro rural da soja no exercício de 2015. Trata-se do novo modelo de Subvenção Econômica ao Prêmio de Seguro Rural (PSR) proposto pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

 

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) orienta aos Sindicatos Rurais de Mato Grosso que tiverem interesse em participar ou estimular outras entidades, como cooperativas e associações, para seguirem os critérios estipulados pelo Mapa. É necessário enviar a lista dos interessados o mais rápido possível, para que o documento chegue ao Mapa, via correio, até o dia 31/08. Outra opção, caso seja possível, é entregar a lista pessoalmente no mesmo prazo.

 

Entre as exigências para participar estão: ter uma entidade representativa (associação, cooperativa ou sindicato sem fins lucrativos e ligados à atividade agrícola) que envie uma lista com os dados dos produtores interessados (ver quais os dados necessários no site do Mapa); a entidade representante deverá confeccionar uma lista que contenha no mínimo 500 registros de beneficiários (CPF/CNPJ) e/ou 50 mil hectares a serem amparados; e apresentar cinco ou no mínimo dois registros individuais de produtividade para cada potencial beneficiário (CPF/CNPJ).

 

"Nossa expectativa com esse novo modelo é que o produtor tenha maior poder de negociação com as seguradoras e que haja possibilidade de adequação das necessidades regionais", avalia o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado.

 

Inicialmente, para testar a viabilidade do modelo, o governo federal destinará R$ 30 milhões em subvenção para a contratação do seguro em todo o território nacional neste ano. Esse volume de recursos atenderá até 12 listas de beneficiários (CPF/CNPJ) encaminhadas ao Mapa pelas entidades representativas no valor máximo de R$ 2,5 milhões por lista, que deverá conter no mínimo 500 produtores rurais e/ou 50 mil hectares.

 

Segundo informações do Mapa, o produtor rural não precisa estar associado a nenhuma entidade para entrar em uma lista e participar do processo. No entanto, ele não poderá estar em mais de uma lista.

 

Como proceder  As listas contendo as informações de cada potencial beneficiário (CPF/CNPJ) e o cadastro das entidades representativas deverão ser enviadas ao Mapa até o dia 31 de agosto pelo endereço: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento  Mapa, Secretaria de Política Agrícola  SPA, Esplanada dos Ministérios, Bloco D – 5º andar, CEP: 70.043-900 Brasília-DF.

 

Para mais informações, no site do Mapa tem arquivos que explicam os detalhes do programa (http://www.agricultura.gov.br/politica-agricola/seguro-rural/negociacao-coletiva) ou pelo e-mail seguro@agricultura.gov.br. Na Famato, o contato para tirar dúvidas é (65) 3928-4599 ou gutozanata@sistemafamato.org.br.

 



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Seguro rural é tema de reunião na Famato
Produtores não estão mais obrigados a contratar seguro rural
Famato participa de discussões com o Mapa para alterar atual modelo do seguro rural
Atual modelo de seguro rural não atrai produtores mato-grossenses
 
Eventos

nenhum evento com foto
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar MT - Sobre Funrural
A produção de etanol a partir do milho
MT tem potencial e visibilidade economica
 
 
       
   FWS   
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT